Encontro de voluntários: O papel do voluntariado na SCMA
No dia 31 de maio, integrado nas comemorações dos 470 anos da SCMA, realizou-se mais um encontro de voluntários, sempre participado, com boa disposição e espírito colaborativo.

Durante o encontro refletimos sobre como a Misericórdia foi e é alicerçada no contributo dos voluntários, que definem a sua obra e missão, e como o trabalho voluntário complementa o trabalho realizado pelos profissionais, nas nossas respostas sociais.
Como resumo, a nossa voluntária Maria David refere: “Ser voluntário, para mim, é muito gratificante. Dar um pouco de atenção, carinho e ternura a quem já deu tanto na vida.”
Como nos encontrávamos ainda na semana do dia da espiga, os voluntários construíram raminhos, entrelaçando os símbolos do dia que se festejava: as espigas (representando o pão, base do sustento), a papoila (significando o amor e a vida), o malmequer (simbolizando a riqueza e prosperidade), ligados por uma fita amarela e com a mensagem alusiva ao nosso aniversário:
“Fazer o bem com o coração, melhorar e inspirar a vida das pessoas.”
Os ramos foram depois distribuídos após a missa comemorativa. Este gesto, além de nos relembrar uma tradição, representou também o espírito do voluntariado: a tradição e a união de diferentes elementos que, juntos, criam algo cheio de significado.
Marta Baptista e Maria David
Psicóloga e voluntária