Sorrisos ao domicílio
No dia 29 de janeiro, a SCMA recebeu a visita de acompanhamento do projeto Sorrisos ao Domicílio da Gulbenkian, no âmbito da candidatura à Bolsa Gulbenkian Home Care.
Esta visita destinou-se a dar a conhecer a equipa dedicada a este projeto, fazer um balanço sobre os objetivos definidos e visitar uma beneficiária no seu domicílio, a senhora D.ª Natércia.
Durante a visita, os representantes da Gulbenkian tiveram a oportunidade de assistir às boas práticas implementadas pelo SAD, quer para as ajudantes familiares, quer para os/as beneficiários/as do projeto.
Através deste novo projeto, Sorrisos ao Domicílio, a SCMA pretende mudar o paradigma tradicional do SAD, um serviço que não pode estar centrado nas tarefas, mas sim nas pessoas, nas suas necessidades, potencialidades, gostos e vivências. Um serviço que tem de ir além dos cuidados básicos e assentar em novas modalidades de intervenção, valorizando as pessoas mais velhas como cidadãos que têm direito a ter uma vida nova e, independentemente das perdas que a idade lhes acarreta, a um envelhecimento ativo e participativo, desenvolvendo no domicílio atividades com cada pessoa e sessões de reabilitação e de estimulação cognitiva, como terapia ocupacional, fisioterapia, snoezelen e hipoterapia.
Este projeto resulta da candidatura à Bolsa Gulbenkian Home Care, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Prémio BPI Fundação la Caixa Seniores, e conta com um grupo de entidades parceiras que dinamizam atividades, partilham recursos, cedem espaços, apoiam a divulgação deste projeto e também sinalizam novos utentes.
No mês de fevereiro iniciar-se-á o projeto de intervenção musical, Música nos Hospitais, que assenta na perspetiva de humanizar contextos de cuidados de saúde e melhoria da qualidade de vida, usando a música como mediadora das relações humanas, criando tempos e espaços de criatividade e interação artística, em que haja uma comunicação harmónica e partilha construtiva de emoções, possibilitando o encontro interpessoal e fortalecendo redes de convivência solidária.
O nosso propósito “Fazer o bem com o coração, inspirar e melhorar a vida das pessoas” é visível neste projeto tão especial para nós e para os seus beneficiários.
Nome do autor
Marisa Faria