SAD - Cuidar com o coração
O Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Almada conta com mais de 30 anos de experiência nos cuidados prestados ao domicílio.
Nos dias que correm, uma pessoa idosa ou um adulto dependente tem consciência que a melhor opção é ficar no seu lar junto dos seus familiares, por isso é que este serviço se torna tão importante, pois presta um conjunto diversificado de cuidados e serviços ajustados às necessidades de cada pessoa, contribuindo assim para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar.
Mas para a SCMA, o Serviço de Apoio Domiciliário não é apenas prestar cuidados, mas sim, Cuidar com o Coração, pois cada pessoa é única.
Atualmente, no concelho de Almada, prestamos apoio individualizado a 185 pessoas. Diariamente, levamos alegria, carinho e conforto, nunca esquecendo as necessidades básicas de cada um.
Uma equipa, constituída por cuidadoras, equipa técnica e administrativa, prima todos os dias pela diferença, devido a um trabalho multidisciplinar, dedicado, inovador e repleto de carinho.
No SAD, além da prestação de cuidados, promove-se o envelhecimento ativo e saudável através de várias iniciativas, como por exemplo:
• Conversas entre amigos - proporcionar uma conversa entre duas pessoas com os mesmos gostos (na casa de uma delas), com direito a um lanche e sempre acompanhado por uma cuidadora;
• Cozinhar com amor – uma vez por semana, a cuidadora cozinha com uma pessoa no conforto do seu lar, aquela receita especial que cada um, sozinho, já não consegue fazer;
• Hortofloricultura – é possível explorar o cultivo de plantas diversas, como, por exemplo, as flores;
• Comemoração do dia de aniversário – nesse dia nunca falta os parabéns e o bolo, recheados de muito carinho;
Estes são alguns exemplos de um vasto leque de atividades que se proporcionam. Tendo sempre o foco na pessoa, promove-se iniciativas diferenciadas às necessidades e capacidades de satisfação pessoal, autonomia e participação de cada um.
Devido à constante evolução e necessidades da sociedade, as nossas cuidadoras estão em constante formação, adquirindo conhecimentos e ferramentas para prestarem cuidados de excelência a quem beneficia do nosso serviço, havendo diariamente palavras de incentivo e motivação por parte da equipa técnica e administrativa.
É um trabalho física e emocionalmente exigente, mas muito gratificante, que se expressa em pequenos gestos, como por exemplo um sorriso ou um testemunho de apreço e gratidão por um trabalho que é realizado com muito amor e carinho:
“…referente ao apoio prestado na higiene do meu pai, serei eternamente grata pelo trabalho prestado, na certeza que poucas pessoas o conseguiriam com a coragem, carinho e respeito demonstrado…”
“…Aproveito a oportunidade para enaltecer a competência, dedicação e carinho que as assistentes da SCMA tem tido com a minha mãe. Bem hajam.”
“…as minhas amêndoas da Pascoa é Gratidão e agradecimento. O meu bem-haja por tudo o que têm feito pelo meu velhinho. Sem o vosso apoio não seria possível estar no conforto do lar. Não há melhor sítio para nos sentirmos bem que é a nossa casa, mas só é possível com vosso apoio, por isso o meu muito obrigada pelo carinho, amor e dedicação que dedicam aos vossos velhinhos…”
A verdade é que são muitas as famílias que recorrem ou já recorreram ao Serviço de Apoio Domiciliário. Para a SCMA, é gratificante saber que estamos a prestar um serviço de excelência que vai ao encontro das necessidades dos residentes do Concelho de Almada.
Nós vamos continuar por aqui, com a promessa de fazer mais e melhor todos os dias em prol de quem Cuidamos com o Coração.
Marisa Faria
Gabinete de Comunicação