Ferramentas de acessibilidade

Skip to main content

NOTÍCIAS

Inauguração da Reabilitação do Parque das Reminiscências

No dia 11 de novembro realizou-se a Inauguração da Reabilitação do Parque das Reminiscências, projeto do Centro Social da Trafaria, que, em 2018, integrou o Guia de Boas Práticas Ageing in Place (pág. 58), da Fundação Calouste Gulbenkian.

Inauguração da Reabilitação do Parque das Reminiscências

O Parque de Reminiscências é a denominação atribuída a um conjunto de estruturas representativas, do ponto de vista da memória, de vivências quotidianas e que, por esse motivo, foram colocadas no espaço exterior do Centro Social da Trafaria, reservado a beneficiários dos serviços, em especial aos utentes do centro de dia, que acolhe diariamente pessoas idosas ou dependentes.

O Parque das Reminiscências resulta de uma congregação de apoios de entidades parceira e integra: um barco (pescadores da Trafaria), um autocarro (TST), uma cabine telefónica (micro-biblioteca - Fundação PT), um quiosque (Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria), uma paragem de autocarro (Câmara Municipal de Almada), um marco de correio (CTT e SMAS), um bebedouro (SMAS), entre outros, que criam um enquadramento interessante para o desenvolvimento de atividades intergeracionais, com pessoas mais velhas e crianças da creche e pré-escolar.

A reabilitação do Parque de Reminiscências esteve a cargo da Vanessa Soreto, artista plástica e monitora do Espaço ECOA. Este projeto contou com a participação especial dos utentes e equipa técnica dos projetos ECOA e PLUMA, tornando o CST numa residência artística.

 No entanto, nada disto teria sido possível sem a preciosa intervenção do Serviço de Manutenção da SCMA.

Na inauguração estiveram presentes o representante do BPI, Dr. Mário João Gama, as presidentes de Junta de Caparica e de Almada, membros dos órgãos sociais e trabalhadores da SCMA, assim como representantes das várias equipas e voluntários/as.

Para celebrar o São Martinho, o Centro Social da Trafaria preparou um magusto para todos os presentes, onde não faltaram castanhas assadas.

 Muito agradecemos à linha de candidatura Iniciativa Social Descentralizada BPI | Fundação La Caixa, que nos possibilitou manter e melhorar este espaço, através do financiamento de toda a obra de reabilitação.

Marisa Faria

Gabinete de Comunicação e Imagem

Galeria de Imagens


Galeria de Vídeos


Documentos


Em Destaque

Relacionados

25 novembro 2024
Visualizações: 424