SAD – Formação Humanamente
Durante o mês de maio, a equipa técnica e a equipa de cuidadoras formais do Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Almada, iniciaram uma formação com a terapeuta ocupacional, Patrícia Paquete, da Humanamente.
A formação de abordagem centrada na pessoa, contribuirá para melhorar a qualidade de vida das pessoas adultas e para melhorar a qualidade dos cuidados prestados, tanto pelos cuidadores familiares, como pelos cuidadores formais.
Esta formação teve início em maio passado e decorrerá até novembro de 2024. Decorre no local de trabalho e incide sobre as fragilidades encontradas durante o processo de diagnóstico, o que permitirá um aumento de competências práticas e de resolução de problemas, bem como maior coesão da equipa.
No âmbito desta formação, foram adquiridos vários materiais e produtos intrínsecos à filosofia da Humanamente, para dar resposta às necessidades das pessoas que vivem com demência. Estes permitirão contribuir para o bem-estar das pessoas a quem prestamos cuidados.
Com o projeto “Sorrisos ao domicílio”, a SCMA pretende mudar o paradigma tradicional do SAD, um serviço que não pode estar centrado nas tarefas, mas sim nas pessoas, nas suas necessidades, potencialidades, gostos e vivências; um serviço que tem de ir além dos cuidados básicos e assentar em novas modalidades de intervenção, valorizando as pessoas mais velhas, como cidadãos que têm direito a uma vida nova e, independentemente das perdas que a idade lhes acarreta, a um envelhecimento ativo e participativo.
Este projeto resulta da candidatura à Bolsa Gulbenkian Home Care, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores, e conta com um grupo de entidades parceiras que dinamizam atividades, partilham recursos, cedem espaços, apoiam a divulgação do mesmo e sinalizam novos utentes.
Marisa Faria
Gabinete de Comunicação e Imagem