Ferramentas de acessibilidade

Skip to main content

NOTÍCIAS

469 Anos a Fazer o Bem

469 Anos a Fazer o Bem…

Procurando estar onde estão as pessoas e encontrar soluções para os seus problemas e carências, é nosso propósito inspirar e melhorar a vida das pessoas.

469 Anos a Fazer o Bem

A SCMA iniciou as comemorações do 469.º aniversário com o lançamento do livro e inauguração da exposição de fotografia "Olhar com o coração | Uma parceria Marta Poppe Fotografia - SCMA", no dia 4 de maio, no Museu de Almada - Casa da Cidade.

A iniciativa resulta de uma fotorreportagem de Marta Poppe, uma homenagem aos profissionais da instituição, que intervêm na área social e comunitária junto de públicos em situação de vulnerabilidade social, do concelho de Almada.

As imagens expostas e as que integram o livro com o mesmo nome, foram comentadas por mais de 50 pessoas, das mais diversas áreas da sociedade civil, e representantes de entidades oficiais.

No evento, que contou com a presença do Bispo Diocesano, Cardeal D. Américo Aguiar, e da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, estes tomaram a palavra felicitando os trabalhadores da Misericórdia de Almada e esta iniciativa. Estiveram também presentes Presidentes de Junta do concelho e dirigentes autárquicos, a Diretora Distrital da Segurança Social, autores dos textos que integram o livro, assim como membros dos órgãos sociais e trabalhadores da SCMA.

No dai 11 de maio, realizou-se uma sessão do Café Memória Almada onde recebemos a Dra. Graça Freitas, Médica Especialista em Saúde Pública, que nos trouxe o tema Testamento Vital. Foi uma sessão muito participada, em que a Dra. Graça Freitas respondeu a todas as questões e dúvidas colocadas pelos presentes, sempre com um sorriso no rosto.

No dia 18 aconteceu mais uma sessão do Montras ECOA, uma atividade de sensibilização da comunidade para temas da área da saúde mental. Recebemos André Tavares Rodrigues, psicólogo, que nos trouxe o tema “Estratégias de abordagem a pessoas com doença mental”. Esta foi uma sessão muito interessante e dinâmica, promovida pelo projeto ECOA - SCMA, com o apoio da Caixa Social da Caixa Geral de Depósitos, Câmara Municipal de Almada e União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

Por ser o mês das Misericórdias e a SCMA comemorar o 469º aniversário, excecionalmente a sessão foi transmitida em streaming, estando disponível na página de Facebook da SCMA - Santa Casa da Misericórdia de Almada.

Durante o mês de maio, a nossa historiadora Paula Costa andou pelos equipamentos de infância da SCMA a contar a história da instituição, de forma lúdica e divertida.

Para finalizar as atividades deste aniversário, membros dos órgãos sociais e funcionários juntaram-se, no último sábado de maio, para uma missa campal no pinhal do Lar Granja Luís Rodrigues, seguida de uma homenagem a 11 funcionárias pelos 25 anos de serviço: Alexandra Antunes, Ana Cristina Carvalho, Cláudia Maria Lourenço, Claúdia Sofia Rodrigues, Delta Maria Reis, Eduarda Mendes, Maria Alexandra Silva, Maria Cristina Marques, Maria Dória Pestana, Rute Sofia Garcia e Sandra Cristina Castro. Neste dia prestou-se também homenagem à funcionária Benvinda Antunes, pelos seus 45 anos de serviço.

Seguiu-se um almoço num ambiente descontraído e animado, ao som de Nélio Pinto.

Muitos parabéns a todas as pessoas que nesta instituição trabalham com o Coração, em prol de quem mais precisa!

Muitos parabéns SCMA!

Marisa Faria

Gabinete de Comunicação e Imagem

Galeria de Imagens


Galeria de Vídeos


Documentos


Em Destaque

Relacionados

06 junho 2024
Visualizações: 657