Colóquio da Santa Casa da Misericórdia de Almada reflete sobre os desafios sociais contemporâneos
No âmbito das comemorações dos 470 anos da Santa Casa da Misericórdia de Almada (SCMA), realizou-se no dia 11 de setembro, no Fórum Municipal Romeu Correia, o colóquio Novas Necessidades, Novos Desafios, Novas Respostas.

A iniciativa reuniu um conjunto de especialistas e profissionais de áreas multidisciplinares, com contributos para a intervenção social e comunitária, através de um debate profundo sobre os principais diagnósticos sociais locais e nacionais, e sobre o papel transformador das organizações do terceiro setor.
Com o apoio da Câmara Municipal de Almada, da Rede Social de Almada e da Elior, o colóquio reforçou a importância da cooperação interinstitucional e da inovação social, na construção de uma sociedade mais justa, solidária e resiliente.
"É um tempo oportuno para estudarmos os novos problemas sociais com que estamos confrontados, novas necessidades, novos desafios e procurarmos novas soluções, isto é, novas respostas.”, sublinhou o provedor da instituição, Joaquim Barbosa, na sessão de abertura.
A Santa Casa da Misericórdia de Almada reafirma, assim, o seu papel ativo na promoção do bem-estar coletivo, valorizando o conhecimento, o diálogo e a ação conjunta como pilares fundamentais para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
Marisa Faria
Comunicação e imagem